" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Estudos Bíblicos 
 
A Palavra que Alimenta
Outro simbolismo precioso encontrado no lugar santo eram os doze pães da propiciação.Jesus é chamado de pão da vida,então os pães também apresentam nosso Salvador no santuário.Assim como o trigo tem que ser triturado para ser utilizado na elaboração do pão,Cristo foi moído eplas nossas transgressões pra alimentar a nossa alma.Mas é na Bíblia que nosso Salvador é apresentado e através dela nos alimentamos de Cristo e de seu plano de redenção.Por isso,a Palavra de Deus é também adequadamente representada pelos pães do santuário.A presença constante daqueles pães indica que devemos alimentar-nos diariamente de Sua Palavra.Usemos agora esse alimento precioso.

1- Com o que estão relacionados os pães da proposição? João 6:33 e 35;5:39 (Marque V ou F).
(   ) Com Jesus e a Bíblia          (   ) Com Moisés         (   ) Com a Tradição
Os pães da proposição representavam a provisão constante de Deus para o alimento de Seu povo.Jesus é o pão da vida.É em Sua Palavra que O encotramos e conhecemos o Seu plano de salvação para nós.Por isso é que os pães da proposição estão relacionados com Jesus e Sua Palavra (Mt 4:4).

2- Que benefícios recebem aqueles que examinam a Palavra de Deus? Jeremias 15:16;2Timóteo 3:16
Achadas as tuas Palavras logo as ____ e elas me foram ____ e _____ para o coração.
Quando iniciamos o dia sem comunhão e adoração,temos um dia de desânimo e ansiedade,um dia perdido.a comunhão deve ser diária,pois a de ontem não vale para o dia de hoje,e assim por diante.Todos os dias levantamos vazios,vulneráveis e fracos espiritualmente.O estudo diário da Bíblia nos ajuda a experimentar o poder de Deus (Mt 8:8);vencer as tentações que nos sobrevêm diariamente (1Co 10:13);desenvolver as virtudes cristãs,(Gl 5:22-25)e testemunhar de Cristo (Jo 8:31).Ela ainda nos ensina,repreende,educa e corrige,proporcionando um crescimento equilibrado ao cristão.

3- Qual foi a experiência do eunuco com a Bíblia? Atos 8:26-31
Lia e não ____.
Ao longo da história,o tema da interpretação bíblica tem desafiado até as mentes mais brilhantes.A própria Bíblia se explica,e não o ser humano.Um texto lança luz sobre outro texto;uma passagem explica outra passagem (Is 28:10).O próprio Jesus utilizou esse método,ao esclarecer aos discípulos no caminho de Emaús o tema do Messias (Lc 24:27).A razão da existência de muitas religiões,embora todos utilizem a mesma Bíblia,está na utilização de conceitos meramente humanos para interpretá-la.

4- O que os bereanos faziam diariamente com a Palavra de Deus? Atos 17:11
Examinavam para ver se as coisas eram de fato ____.
1) Estude a bíblia com o coração aberto.Se você meditar nas Escrituras com o coração e a mente abertos,e orar,o estudo se torna um contato pessoal com Jesus (Jo 16:13,14).
2) Ao lê-la,deixe que a Bíblia fale por si mesma.Pergunte:o que o escritor bíblico queria dizer?Ao meditar sobre o que o texto significa,vocí poderá aplicá-lo de maneira inteligente à sua vida.
3) Ouça enquanto Deus fala com você através de Sua palavra.Se uma pessoa deseja conhecer a verdade bíblica sobre determiando assunto,ele ou ela precisa estar desejoso de seguir o que as Escrituras ensinam (Jo 7:17),e não o que alguém pensa ou o que é ensinado por alguma igreja.
5- Por que leitura da Bíblia é indispensável ao cristão? João 17:17;1Timóteo 4:5 (Marque V ou F)
(   ) Porque através dela somos santificados.
(   ) Porque através dela julgamos aos outros como inferiores.
(   ) Porque ela mostra que a verdade não é relativa.

6- Qual é o "melhor momento"do dia para nos dedicarmos à comunhão pessoal com Deus? Salmos 5:3 (Marque V ou F)
(   ) Primeiro momento do dia         (   ) Quando sobrar tempo        (   ) Antes de dormir
"Devemos refugiar-nos na Palavra de Deus e na oração;cumpre-nos fazer disto nossa primeira ocupação"(Testemunhos Seletos,v.1,p. 333).Separe a primeira parte de cada dia para o estudo das Escrituras e a comunhão com Deus,pois o estudo da Bíblia Sagrada nesse horário ativa a mente,robustece a memória e aguça o intelecto;traz força espiritual e crescimento;desenvolve nobres aspirações e modela o caráter segundo a semelhança divina.Assim teremos força espiritual,e cresceremos no favor de Deus.Ao buscarmos a Deus,em primeiro lugar,as demais necessidades serão supridas segundo a sua graça (Mt 6:33).

7- O que Deus espera de seus filhos quando fala com eles através das Escrituras?  Hebreus 3:15
Hoje se ouvirdes a sua _____ não ____o vosso coração.
Quando o crente hesita,evita e resiste relacionar-se com Cristo,sua mente torna-se obscura e, aos poucos,a porta do coração é fechada ao Espírito Santo.Infelizmente,para tal cristão o sangue de Cristo  perde seu valor (Hb 10:26).Não é Deus quem se afasta do ser humano;o homem é quem se afasta dEle e já não Lhe ouve a voz.Entretanto,se estivermos dispostos a seguir a voz de Deus,apsso a passo,trilharemos o caminho da santificação.Esse processo que nos envolve desde o momento em que aceitamos a Cristo como Salvador,culminará com a volta  de Jesus,quando seremos então glorificados.


Compromisso de Fé:
(   ) Estou disposto a fazer da Bíblia a base diária do meu relacionamento com Deus.
(   ) Quero dedicar os primeiros momentos do dia para comunhão pessoal com Deus.
(   ) Desejo experimentar um relacionamento profundo com Deus.